Um outro ponto gratificante de manter um site como o Sentando a Pua! é poder colaborar com pesquisadores, editores, diretores e até mesmo com alunos de todas as idades.
Neste mês de setembro aconteceram dois lançamentos de livros que contaram com a colaboração do Sentando a Pua!
O primeiro a ser lançado foi "O Brasil na Mira de Hitler" de Roberto Sander, que conta de maneira bastante clara e ágil o contexto político do Brasil no início da década de 40 tendo como pano de fundo o torpedeamento de nossos navios pelos submarinos italianos e principalmente alemães. Livro fácil e gostoso de ler.
O segundo livro chama-se "Cartas do Front" de Andrew Carrol. Este livro é uma versão em português que teve um capítulo exclusivamente dedicado às cartas de militares brasileiros durante a 2ª Guerra Mundial. Este livro é mais denso do que o anterior pois transcreve cartas de soldados que participaram de diversas guerras, e mostra o lado mais humano de uma guerra. São cartas cheias de emoção, muitas delas verdadeiros poemas, que muitas vezes chegaram ao seu destino depois do telegrama oficial dando aquele combatente como desaparecido.
Com este dois livros já chega a quatro o número de livros que colaboramos de alguma forma. Os outros dois são: "P-47 Thunderbolt no Brasil 1945-1957" e "Faixas Azuis".
E a colaboração não para por aí. Já colaboramos também com:
- um pesquisador histórico de uma empresa italiana de plastimodelo, que com nossa ajuda criou uma versão do Curtiss P-40 da FAB
- a montagem da Ópera do Danilo, encenada em abril de 2007 no Theatro Municipal do RJ
- um pesquisador italiano, que a partir dos dados sobre as missões pode concluir que um determinado bombardeio foi realizado pelo 1º GAvCa em 1945. Seu artigo foi publicado em um jornal da Itália e no site Sentando a Pua!
- um outro pesquisador italiano, que também usou os dados das missões para resgatar a história dos últimos momentos do Ten. Aurélio e escrever sob a ótica dos italianos e alemães. Seu artigo foi publicado em um jornal da Itália e no site Sentando a Pua!
Como falei inicialmente é gratificante ter este tipo de reconhecimento pois demonstra que estamos no caminho certo e que devemos sempre estar mantendo viva esta história.