Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

A História em Livros e DVD

Hoje foi realmente um dia muito rico em aquisições de material de consulta para o site. De uma só vez recebi como presente do próprio autor, o livro Tormim, Brilho Fugaz. Do Presidente da ABRA-PC recebi o livro Um Vôo na História, escrito pelo Brig. Nero Moura. E, chegou finalmente às minhas mãos, um DVD com uma entrevista de 45 minutos do Cmte. Rocha, em 2004, dada ao Edgard Mello Filho no Programa Voar.

Estes três materiais serão de suma importância para o enriquecimento do conteúdo do site. O primeiro por trazer mais detalhes sobre a vida do jovem Tenente Tormim, que apesar de ter morrido aos 22 anos durante vôo de treinamento, teve uma marcante passagem no 1º Grupo de Caça. O segundo por se tratar do relato do próprio Comandante do 1ºGrupo de Caça das operações desta unidade e seus bastidores. E o terceiro por trazer o depoimento deste adorável Veterano, que conta de forma singular, as emoções vividas por ele durante a 2ª Guerra Mundial.

Este programa tem uma história interessante, quase uma saga. Ele levou 2 anos e 8 meses para sair de São Paulo e chegar às minhas mãos. O primeiro DVD me foi mandado pelo Edgard Mello Filho por um portador para o Rio de Janeiro, este portador deixou o DVD na portaria do antigo DAC para que eu o pegasse lá. Chegando na portaria procurei pelo dito cujo e ele havia simplesmente desaparecido, ficamos eu e o portador com "cara de tacho". Depois foi a vez de tentar obter os programas com o próprio Cmte. Rocha, porém ele só tinha cópia em VHS e aí a conversão teria que ser feita por terceiros e acabou não acontecendo. Esta cópia que finalmente eu recebi, chegou por intermédio de um leitor do Sentando a Pua! que conhece o Cmte. Rocha e o Edgard Mello Filho. Estávamos conversando por telefone sobre o Grupo de Caça e especificamente sobre o Cmte. Rocha, quando eu comentei sobre o referido programa ele me disse que conhecia, e que tinha uma cópia em DVD. Ele prontamente se dispôs a fazer uma cópia e me entregar pessoalmente quando viesse ao Rio de Janeiro. Quis o destino que ele quando veio ao Rio de Janeiro nós não pudemos nos encontrar pessoalmente pois nossas agendas não coincidiram. Ele então deixou com um amigo em comum lá no MUSAL, que por sua vez entregou a um colaborador do Sentando a Pua! e, ufa!, hoje chegou até mim.

O próximo passo agora é pedir ao Edgard Mello Filho a autorização para veicular o programa dele na íntegra no site. Tenho certeza que todos aqueles que ainda não tiveram oportunidade de ver este programa, irão se emocionar com o depoimento do Cmte. Rocha. Aguardem cenas dos próximos capítulos...

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Festa no MUSAL - 100 anos do vôo do Demoiselle

Mais uma festa no MUSAL, e lá fui eu trabalhar como voluntário da AMAERO. Este ano fui escalado para controlar a visitação do AT-26 Xavante. Ao lado do P-47 e do Mirage F103, o pequeno birreator de treinamento até que fez sucesso. Embora este ano a festa tenha sido bem mais modesta que nos anos anteriores, a visitação nos aviões foi bastante boa.

É muito bom ver pessoas de todas as idades, encantadas com o show aéreo. O público simplesmente foi ao delírio com as exibições de paraquedismo, as passagens dos caças A-1 e F-5EM, o belo show da Marta e do Pedrinho do Brazilian Wingwalkers, e para fechar com chave de ouro, a exibição da eterna Esquadrilha da Fumaça.

A fascinação que a aviação exerce nas pessoas é tanta que cerca de 15.000 pessoas saíram de suas casas neste dia de calor, para participar da Festa. Eu particularmente presenciei alguns momentos especiais: um deles foi o de um menininho de não mais que um ano olhando maravilhado a passagem dos aviões da Esquadrilha da Fumaça e que minutos antes havia se portado como um verdadeiro rapaz, ao sentar num assento ejetor e tirar uma foto personalizada com um crash-helmet no colo. Será que presenciei o nascimento de um futuro piloto? Outro momento interessante foi o de um pai que levou seu filho autista para tirar uma foto personalizada junto à cabine do Xavante. O menino, talvez entre 16 e 17 anos, refugou na primeira vez e o pai sai um tanto desolado, porém cinco minutos mais tarde o menino voltou, pegou o crash-helmet, botou debaixo do braço, e altaneiro perfilou-se ao lado da cabine do Xavante. Ele naquele instante era um verdadeiro piloto, e pai e filho saíram de lá satisfeitos. Coisas da aviação!

O fato triste do dia foi que a estrela da festa, o Demoiselle, teve que ficar no solo. As condições meteorológicas não estavam favoráveis, principalmente o vento que soprou forte da metade do dia em diante, embora o calor e o mormaço tenham castigado nós que trabalhamos na pista.

A próxima grande festa é o 64º aniversário do 1º Grupo de Caça, no dia 18 de dezembro. Espero poder estar presente e ter o prazer de rever os Veteranos da Camapnha da Itália. Até lá então!

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Resumo de Outubro

Seguindo o exemplo do mês passado, vamos apresentar um resumo das estatísticas do Sentando a Pua! e seus sites-filhote, os números entre parênteses representam o valor do mês anterior:

Sentando a Pua! (http://www.sentandoapua.com.br)

  • Visitantes: 7.912 (6.961)
  • Páginas vistas: 51.824 (47.013)
P-47 Thunderbolt (http://thunderbolt.sentandoapua.com.br)
  • Visitantes: 1.854 (1.632)
  • Páginas vistas: 12.249 (11.173)
Loja Virtual (http://www.sentandoapua.com.br/oscommerce/catalog/index.php)
  • Visitantes: 611 (609)
  • Páginas vistas: 2.747 (2.904)
Notícias sobre Aviação (http://noticias.sentandoapua.com.br)
  • Visitantes: 374 (272)
  • Páginas vistas: 1.573 (1.351)
Blog do Editor (http://sentandoapua.blogspot.com/)
  • Visitantes: 58 (47)
  • Páginas vistas: 95 (71)
Além do crescimento das visitas e das páginas vistas, fizemos duas coberturas de eventos: o translado dos restos mortais do Ten. Gastaldoni para a Cripta dos Aviadores (leia o artigo), e o almoço comemorativo da chegada do 1º Grupo de Caça na Itália (leia o artigo). Foram incorporadas ainda 19 novas imagens e 4 vídeos à Galeria de Mídia (veja as imagens/vídeos).

Não deixe de ter o seu e-mail personalizado do Sentando a Pua! Alem da gratuidade, estamos fornecendo 4 Gigabytes de armazenamento e tecnologia Google. Clique aqui e preencha o formulário.