Pesquisar este blog

sábado, 2 de fevereiro de 2008

A Ópera e a Loja

Ufa! Finalmente consegui relaxar! Depois de um mês elaborando a nova cara da Loja Virtual ela foi para o ar, e coincidentemente acabou trazendo o lançamento do DVD da Ópera do Danilo.

Pode até parecer que foi de propósito, mas a distribuição do DVD acabou que veio para dar uma pitada a mais de tempero, mas não foi a causadora do lançamento da nova loja. Há algum tempo que eu vinha querendo dar uma cara mais moderna para a loja, mas o OsCommerce não estava aderente à esta necessidade. Apesar de ser um programa bem robusto para comércio eletrônico, ele carece de flexibilidade no que diz respeito a layout e até dos módulos adicionais.

Cada função nova que você tenta implementar na loja requer algumas alterações de códigos nos módulos já instalados, e várias vezes aconteceu de uma mexida interferir em algo que estava funcionando e aí deixar a loja doida. Isto é mortal para quem está vendendo e quer dar ao Cliente uma navegação tranqüila e segura.

Avaliei bem e achei que o Virtuemart cairia bem para ser a nova plataforma de comércio eletrônico. Ela usa como base o Joomla! que venho usando desde o início do ano, quando portei o Sentando a Pua! todo para ele. Sendo assim, não precisaria ficar aprendendo uma nova plataforma para poder fazer o que eu queria. Além disto, o Virtuemart trazia algumas implementações que achei atraentes para ter no site. Decidida então a nova plataforma faltava agora avaliar o grau de nacionalização que ela dispunha. Rapidamente encontrei a tradução do frontend para o Português Brasil e achei o módulo de cálculo de frete pelos Correios, ficou faltando o módulo de pagamentos da F2b. Entrei em contato com o suporte deles e fui informado de que ainda não havia porém eles estavam desenvolvendo. Para minha grata surpresa, menos de dez dias depois da minha consulta eles liberaram o módulo. Assim, estava selado o destino da antiga loja, agora era hora de configurar a nova loja e fazer os testes de funcionamento.

Usando alguns colegas de trabalho como beta testes da nova loja, colhi deles valiosas informações sobre a navegabilidade e funcionamento em geral do site. Houve boa receptividade daqueles que a testaram, e isto me deixou confiante de que estava no caminho certo.

Aí, no meio disto tudo, recebo um e-mail da Ankor (produtora da Ópera do Danilo) querendo conversar sobre a comercialização do produto na Loja Virtual do site. Fui lá conversar com eles, e me pareceu interessante o projeto apresentado. Praticamente fechamos ali a parceria, que foi definitivamente selada com a assinatura de um contrato de parceria.

Para nós foi extremamente gratificante poder estar agora, mais uma vez, ajudando a divulgar esta história fantástica do Ten. Danilo Moura. Eu não canso de repetir que se este episódio tivesse acontecido com um piloto norte-americano, esta história já teria virado filme há muito tempo. Talvez já tivesse até refilmagem!

Nós colaboramos com a divulgação da peça através do site, a pedido do próprio comandante do 1º Grupo de Caça, e tivemos a grata surpresa de colocar mais de 170 convidados para assistir o espetáculo, a ponto de ter uma lista especial na entrada do Theatro Municipal com os nomes dos convidados pelo site. A procura através do site foi tão grande e além do esperado pelo comando do Grupo, que tivemos que retirar o formulário de inscrição antes da data prevista.

Agora é sentar a pua e esperar no que vai dar esta conjunção de fatores que conspirou para que a nova loja e o lançamento do DVD da Ópera acontecessem simultaneamente! Aliás, sem querer puxar a brasa para a sardinha, já puxando: vale lembrar que a Loja Virtual do Sentando a Pua! foi a primeira a colocar este DVD a venda no mercado brasileiro.