Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Sentando a Pua! fazendo história 2

Cá estou eu, um pouco mais de ano depois para orgulhosamente dizer que o Sentando a Pua! continua fazendo história. De novembro de 2007 até hoje, servimos como fonte de consulta para: um livro, uma tese de graduação, um artigo de jornal e uma história em quadrinhos.

O livro foi lançado ontem, 18 DEZ 2008, na BASC e conta em detalhes cada uma das missões do Brig. Rui Moreira Lima durante a Segunda Guerra. O pesquisador e professor de história Fernando Mauro resgatou, juntamente com Pedro Luiz Moreira Lima, o livro de missões do Brig. Rui, e o colocou num formato para ser publicado. Quem assina a edição do livro é a Editora Adler, nossa velha parceira. Infelizmente por motivos profissionais não pude estar presente nesta festa na BASC, que também este ano contou com o desfalque do Brig. Rui, baixado no Hospital do Galeão (nada grave, já está em casa desde hoje).

Embora não estivesse lá, recebi do Pedro Luiz, a transcrição da fala dele quando do lançamento do livro. Ele me emocionou muito quando durante suas palavras fez uma homenagem ao meu pai. Embora já tenham se passado três anos desde que ele nos deixou, não há dia que eu não me lembre do meu pai. Valeu velho! Um grande Adelphi para você e seus companheiros!

A tese de graduação é da Juliana, "eterna noiva" do Eduardo (neto do Brig. Kopp). O trabalho dela tratou do primeiro período Vargas, e usou o Grupo de Caça como pano de fundo para seu trabalho. A defesa da tese aconteceu recentemente e ela foi aprovada. Parabéns Juliana!

E por falar em Brig. Kopp, foi sobre ele o artigo de jornal. A reportagem saiu na Gazeta do Povo, de Curitiba, e contava a trajetória deste exímio piloto que ao ser abatido foi resgatado pelos "partizans", e com eles ficou praticamente até o final da guerra. Quem tiver interesse em ler a reportagem clique aqui.

Finalmente a história em quadrinhos. Idealizada em São Paulo, o roteiro da história foi inscrito num concurso da Secretária de Cultura do Gov. do Estado de São Paulo, e acabou entre um dos dez escolhidos. O contrato já foi assinado e estamos torcendo para que o lançamento seja feito no próximo 22 ABR