Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Festa no MUSAL - 100 anos do vôo do Demoiselle

Mais uma festa no MUSAL, e lá fui eu trabalhar como voluntário da AMAERO. Este ano fui escalado para controlar a visitação do AT-26 Xavante. Ao lado do P-47 e do Mirage F103, o pequeno birreator de treinamento até que fez sucesso. Embora este ano a festa tenha sido bem mais modesta que nos anos anteriores, a visitação nos aviões foi bastante boa.

É muito bom ver pessoas de todas as idades, encantadas com o show aéreo. O público simplesmente foi ao delírio com as exibições de paraquedismo, as passagens dos caças A-1 e F-5EM, o belo show da Marta e do Pedrinho do Brazilian Wingwalkers, e para fechar com chave de ouro, a exibição da eterna Esquadrilha da Fumaça.

A fascinação que a aviação exerce nas pessoas é tanta que cerca de 15.000 pessoas saíram de suas casas neste dia de calor, para participar da Festa. Eu particularmente presenciei alguns momentos especiais: um deles foi o de um menininho de não mais que um ano olhando maravilhado a passagem dos aviões da Esquadrilha da Fumaça e que minutos antes havia se portado como um verdadeiro rapaz, ao sentar num assento ejetor e tirar uma foto personalizada com um crash-helmet no colo. Será que presenciei o nascimento de um futuro piloto? Outro momento interessante foi o de um pai que levou seu filho autista para tirar uma foto personalizada junto à cabine do Xavante. O menino, talvez entre 16 e 17 anos, refugou na primeira vez e o pai sai um tanto desolado, porém cinco minutos mais tarde o menino voltou, pegou o crash-helmet, botou debaixo do braço, e altaneiro perfilou-se ao lado da cabine do Xavante. Ele naquele instante era um verdadeiro piloto, e pai e filho saíram de lá satisfeitos. Coisas da aviação!

O fato triste do dia foi que a estrela da festa, o Demoiselle, teve que ficar no solo. As condições meteorológicas não estavam favoráveis, principalmente o vento que soprou forte da metade do dia em diante, embora o calor e o mormaço tenham castigado nós que trabalhamos na pista.

A próxima grande festa é o 64º aniversário do 1º Grupo de Caça, no dia 18 de dezembro. Espero poder estar presente e ter o prazer de rever os Veteranos da Camapnha da Itália. Até lá então!

Nenhum comentário: