Pesquisar este blog

sábado, 25 de abril de 2009

Semana da Caça 2009

A Semana da Caça deste ano realmente foi corrida! Infelizmente por razões profissionais não pude participar de todos os eventos, mas aqueles em que estive presente foram especiais.

Especiais não só pelos eventos em si, mas também pelas pessoas que participaram. Este ano tivemos vários estreantes, alguns deles ligados por laços sanguíneos, outros por laços afetivos. Os estreantes na categoria família foram: o filho do piloto Fernando Morgado, o sobrinho e a filha do piloto Ismar Ferreira da Costa. Esta última veio dos pampas para prestigiar o almoço anual. Na categoria aficcionados tivemos o Celso de São Paulo (um dos autores do Projeto 22), o Hermelindo também de São Paulo - que está coletando material para uma exposição sobre a FAB, o Renato de Araraquara (um dos colaboradores do projeto Eu Amo Voar) que veio acompanhando o "veterano" Mateus, e finalmente o Mario Wilson, que recentemente chegou no grupo e já está totalmente integrado ao time.

O almoço foi um sucesso, o clima como sempre foi bastante descontraído e teve como surpresa maior a presença do Brigadeiro Rui Moreira Lima. Surpreendeu até a própria médica que a FAB colocou de plantão no evento. Logo cedo quando cheguei ao Clube conversei com ela e a informação era de que o brigadeiro só iria à BASC no dia seguinte. Pois bem, o "maranhense" esteve lá, fez o seu tradicional discurso, e ainda encontrou forças para dar uma "espinafrada" nos idealizadores da "nova" Ópera do Danilo, que resolveram trocar as músicas brasileiras da Ópera por músicas clássicas. Concordo com o Brigadeiro Rui, pode ficar bonito do ponto de vista técnico, porém diverge totalmente da idéia original da composição.

A Editora Adler mais uma vez foi extremamente gentil com os nossos Veteranos. O Sandro Dinarte, dono da editora, ao saber que gostaríamos de sortear alguns produtos durante o almoço, prontamente nos cedeu 21 perfis e 5 livros para o sorteio, enquanto nós cedemos 2 DVD Senta a Pua.

A festa da BASC também foi muito boa. Conseguiu reunir os três pilotos ainda vivos: Miranda Corrêa, Rui e Meira, além de boa parte do contingente dos Veteranos do Grupo. Como sempre, o Comando da BASC e do Grupo receberam a todos com muito respeito. É claro que a presença do Ministro da Defesa acaba por gerar restrições maiores, principalmente na hora da cobertura fotográfica do evento, mas isto é imposto pela segurança do Ministro. Na Sala VIP tive o prazer de conversar por alguns minutos com o Comandante da Aeronáutica, que ressaltou a importância de que nós, os descendentes destes bravos avestruzes, continuemos a perpetuar esta história.

Ainda sobre a festa, gostaria de ressaltar a beleza do cenário criado dentro do hangar do Zepellin para servir de pano de fundo para o coquetel. Destaque para o P-47, que deu aquele toque final ao cenário de Tarquínia/Pisa. Ficarei devendo estas fotos no site até que algum dos amigos que registrou o evento me ceda as fotos para publicar. É que o cartão de memória da câmera resolveu dar erro durante o evento e o cartão de backup estava bem guardado em casa. Dura forma de aprender a não confiar no cartão de memória.....

A nota triste deste blog é que agora há pouco recebi a notícia do falecimento do Veterano Braga. Foi um choque! Estive conversando com ele no almoço do dia 21, e ele estava muito bem. Eu o apresentei ao Hermelindo e os deixei conversando sobre os primórdios do material bélico na FAB, pois este era sua paixão e seu grande orgulho. Eu sempre me lembro das suas palavras num de nossos almoços. Ele me disse: "Luis, obrigado por este trabalho que você vem fazendo de manter viva a nossa história. Ele é muito importante, pois em breve nós seremos apenas nomes nos livros de história..."

Braga, um grande ADELPHI! para você meu amigo. Hoje você é mais uma estrela no céu!

Nenhum comentário: