Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Na onda do apagão

Andei meio afastado do blog estes dias porque fui vítima da onda do apagão. Só que o meu apagão foi no computador. Deixa eu explicar: usei o computador como de costume e o desliguei ao sair para trabalhar, voltei para casa mais tarde e ao ligar a máquina... cadê o HD? Um dos meus três HD tinha ido para o espaço! Depois de tentar de tudo vi que o pobre coitado tinha ido embora de vez. Pensei cá com meus botões: compro um novo HD, baixo o backup (que faço diariamente) e volto a vida ao normal.

Comprei o HD novo, liguei-o à maquina, chamei o programa de backup, e... cadê o backup dos arquivos do Sentando a Pua!? Descobri que o último backup era de julho de 2006, e sendo assim, vários arquivos que havia recebido nos últimos meses (fotos, documentos, textos, etc.) tinham desaparecido!

Fiz uma retrospectiva do que poderia ter acontecido e acabei matando a charada: em julho de 2006 o meu sistema operacional foi para o além e aí tive que instalar um novo, o Windows XP. O programa de backup que eu usava parou de funcionar depois que instalei o XP e tive que muda-lo também. Na hora de marcar os diretórios que deveriam ser copiados esqueci de marcar o do Sentando a Pua!. Assim, uma série de pequenos erros quase levaram à tragédia. Felizmente fui salvo por uma empresa de recuperação de dados em HD defeituosos que conseguiu recuperar tudo que eu havia perdido. Sem querer parecer que eu estou fazendo propaganda, gostaria de deixar aqui o depoimento de um cliente satisfeito pelo trabalho realizado pelo Planeta HD (http://www.planetahd.com.br) a um preço bastante acessível e com um atendimento personalizado.

Agora posso voltar ao trabalho na página, que em breve estará recebendo várias novidades. Para mim ficou a lição de que não basta apenas fazer backup diário, regularmente deve-se verificar a consistência e a abrangência dos dados "backupeados".

Nenhum comentário: