Pesquisar este blog

sábado, 30 de junho de 2007

Fichas biográficas

Um dos mais interessantes tópicos do site é aquele relacionado às fichas biográficas dos Veteranos. Desde a criação do site que esta tem sido uma forma de interagir com os familiares dos Veteranos e obter deles as informações faltantes nas fichas, bem como conseguir material inédito para publicar no site.

O único senão nesta história é que a base de dados que deu origem às fichas tem muitas inconsistências e a pior delas é que alguns Veteranos foram dados como mortos mas na verdade estão, felizmente, muito vivos! O importante é sempre tratar de corrigir a informação o mais rápido possível e manter no ar somente aquelas informações que a família acha pertinente.

As fichas ainda estão longe de estar completas, mas aos poucos vamos preenchendo as lacunas inclusive dando rosto àqueles Veteranos que não dispõe de foto ainda no site.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Na onda do apagão

Andei meio afastado do blog estes dias porque fui vítima da onda do apagão. Só que o meu apagão foi no computador. Deixa eu explicar: usei o computador como de costume e o desliguei ao sair para trabalhar, voltei para casa mais tarde e ao ligar a máquina... cadê o HD? Um dos meus três HD tinha ido para o espaço! Depois de tentar de tudo vi que o pobre coitado tinha ido embora de vez. Pensei cá com meus botões: compro um novo HD, baixo o backup (que faço diariamente) e volto a vida ao normal.

Comprei o HD novo, liguei-o à maquina, chamei o programa de backup, e... cadê o backup dos arquivos do Sentando a Pua!? Descobri que o último backup era de julho de 2006, e sendo assim, vários arquivos que havia recebido nos últimos meses (fotos, documentos, textos, etc.) tinham desaparecido!

Fiz uma retrospectiva do que poderia ter acontecido e acabei matando a charada: em julho de 2006 o meu sistema operacional foi para o além e aí tive que instalar um novo, o Windows XP. O programa de backup que eu usava parou de funcionar depois que instalei o XP e tive que muda-lo também. Na hora de marcar os diretórios que deveriam ser copiados esqueci de marcar o do Sentando a Pua!. Assim, uma série de pequenos erros quase levaram à tragédia. Felizmente fui salvo por uma empresa de recuperação de dados em HD defeituosos que conseguiu recuperar tudo que eu havia perdido. Sem querer parecer que eu estou fazendo propaganda, gostaria de deixar aqui o depoimento de um cliente satisfeito pelo trabalho realizado pelo Planeta HD (http://www.planetahd.com.br) a um preço bastante acessível e com um atendimento personalizado.

Agora posso voltar ao trabalho na página, que em breve estará recebendo várias novidades. Para mim ficou a lição de que não basta apenas fazer backup diário, regularmente deve-se verificar a consistência e a abrangência dos dados "backupeados".

domingo, 3 de junho de 2007

A neta do Veterano

Hoje recebi um e-mail de uma neta de Veterano perguntando maiores informações de seu avô, ela dizia no e-mail que não o tinha conhecido e que sua avó e sua mãe também já haviam falecido e que portanto ela não tinha a quem recorrer para saber mais detalhes sobre o avô. Eu também não tenho quase informação nenhuma sobre o avô dela pois ele foi um daqueles que deu baixa logo que voltou da guerra e se afastou por completo dos companheiros.

Porém, o destino quis que exatamente deste Veterano eu tivesse a foto do casamento dele realizado na Itália após o fim da guerra. Ele foi um dos vários pracinhas que se casou por lá e veio constituir família no Brasil.

Passei por e-mail para ela esta foto e ela me respondeu assim:

"...vc me fez a melhor surpresa de todos os tempo, chorei muito ao ver a foto, muito emocionada..."

Esta é a parte mais gratificante deste trabalho, estou agora imbuído de conseguir para ela os dados relativos ao falecimento do avô, e para isto precisarei fazer um trabalho de detetive nos cartórios de Canoas (RS). Então mãos à obra!

Inaugurando o Blog

Pois é, demorei mas acabei aderindo ao blog...

Após este último almoço dos Veteranos percebi que faltava ao visitante do Sentando a Pua! saber um pouco mais sobre os bastidores do site e de como é prazeiroso mante-lo no ar.

No corpo principal do site não faz muito sentido manter um blog para contar o lado de cá da produção de um site como o Sentando a Pua!, e acho que deixar de faze-lo seria perder uma parte importante deste trabalho. Por isso cá estamos no Blogger dando início aos trabalhos!

No almoço deste mês tivemos três destaques relacionados ao site:
  1. Propiciamos o encontro de dois primos que vieram a se conhecer pelo site. O primeiro havia me contactado em 2005 pedindo para adicionar mais dados à ficha biográfica do seu avô e depois deste primeiro contato passou a frequentar regularmente os almoços mensais. O segundo entrou em contato há cerca de uns dois meses atrás procurando maiores informações sobre o seu tio-avô. Informei a ele que os dados que tinha eram aqueles que estavam na ficha biográfica mas que havia um neto do Veterano que poderia lhe dar maiores detalhes. Estava aí feita a conexão entre os dois primos que vieram a se conhecer pessoalmente no almoço de 01 JUN.
  2. A presença de um advogado de Taubaté (SP) que entrou em contato após comprar artigos na livraria virtual do site e comentou sobre sua admiração aos Veteranos do 1º Grupo de Caça. Ele comentou ainda que estaria vindo ao Rio de Janeiro para reuniões de negócios, e imediatamente eu o convidei para participar do almoço mensal. Ele coordenou sua agenda de negócios com o almoço e participou do evento. Saiu de lá maravilhado e ansioso para voltar mais vezes.
  3. O Brig. Rui Moreira Lima fez duas belas dedicatórias, para um rapaz de Santa Rita de Sapucaí (MG) e seu pai, no livro de sua autoria o Senta a Pua! O rapaz entrou em contato para pedir que fosse entregue ao Brig. Rui Moreira Lima uma carta e onde poderia encontrar o livro para comprar. A carta foi passada às mãos do brigadeiro e ele se emocionou muito com o que leu. Eu comprei dois livros para ele no INCAER (aliás eram os últimos exemplares do estoque, os dois outros restantes estavam na vitrine) e me encarreguei de conseguir a dedicatória.

Para terminar este blog inicial vou contar uma rápida passagem que aconteceu neste almoço. Um dos Veteranos chegou para mim com os olhos marejados e disse:

"Luis, recebi esta semana um telefonema de um amigo que disse ter encontrado na internet uma página falando de mim, com meus dados e até uma foto minha quando rapaz. Eu ainda não tinha visto pois não tenho computador em casa, pedi a minha neta que entrasse no site para ver como era e fiquei muito emocionado. Obrigado por este trabalho maravilhoso que você está fazendo em não deixar que nós e nossa história seja esquecida!"

Pessoal, isto não tem preço! Volto em breve com mais notícias.

PS: Dia 13 JUN 2007 haverá uma palestra proferida pelo Brig. Rui Moreira Lima sobre a participação do 1º Grupo de Caça na Itália. O evento ocorrerá em Niterói, no Auditório da Pós-graudção (5º andar) - Campus Gragoatá da UFF e terá iníco às 18:00 com a exibição do documentário "Senta a Pua!"