Pesquisar este blog
terça-feira, 25 de dezembro de 2007
Aniversário do Grupo de Caça
O que eu queria dizer é que a festa foi realmente muito interessante, e o mais emblemático de tudo foi a reunião dos cinco pilotos ainda vivos. Infelizmente nem todos nas melhores condições de saúde, porém como bravos que são, estiveram lá para abrilhantar o evento.
O primeiro que encontrei foi o Rocha. O encontrei dentro do hangar do Zepellin sendo conduzido pelo Sgt. Nascimento à sala de autoridades. Parei para falar com ele, e como sempre nos emocionamos, pois sempre falamos da saudade que temos do meu pai. Ele me disse que apesar dos problemas de saúde que está enfrentando, vir a Santa Cruz para ele é sempre revigorante.
Depois foi a vez de encontrar o Rui Moreira Lima e o Meira lá na sala de autoridades. Os dois ainda em forma e sempre atenciosos e solícitos. O Rui me chamou para um "particular" para esclarecer uma falsa informação que lhe passaram sobre o "Sentando a Pua!". Alguém foi dizer ao Rui que eu havia publicado um vídeo onde ele falava assuntos reservados com pilotos de caça da atualidade. Tratei logo de esclarecer o "imbroglio", e lhe disse: "Acha mesmo que eu sou doido de publicar um negócio deste sem antes te consultar? Os únicos vídeos que publiquei do picadinho foram as canções Pó-Pó-Pó, Afinal e Casados e Solteiros." Desfeita a confusão nos juntamos aos demais Veteranos que começavam a chegar.
Desta feita era o Correia Netto que chegava à sala de autoridades, acompanhado pelos filhos, e assim como o Rocha, em uma cadeira de rodas. O Correia Netto de todos foi o que mais me pareceu cansado ao longo de todo o evento. Mas o guerreiro que passou por tantas agruras como prisioneiro de guerra, mostrou que tem garra, durante a cerimônia no Monumento ao Xavante ele saiu da sua cadeira de rodas e juntou-se aos velhos avestruzes Rocha (também de pé), Meira, Rui e Miranda Corrêa para sair na foto histórica da inauguração do monumento.
Foi exatamente no Monumento ao Xavante que encontrei o último dos Veteranos pilotos que faltava. Aliás foi neste momento que fui apresentado ao Miranda Corrêa. Como ele vive fora do Rio e raramente vem aos almoços mensais, tive poucas oportunidades de ter contato com ele.
Pronto! Estavam mais uma vez reunidos os cinco avestruzes guerreiros que, junto aos demais avestruzes de apoio, abrilhantaram a festa do 1º Grupo de Caça na Base Aérea de Santa Cruz.
SENTA A PUA! BRASIL!
sábado, 8 de dezembro de 2007
Achados e Perdidos
Mas, o melhor da festa veio das mãos do Varela. Ele levou para que eu visse, um livro de registro do 1º Grupo de Caça e da 1ª ELO. Neste livro de 1975, estão listadas mais de 200 assinaturas (cerca de 50% do efetivo das duas unidades) e as respectivas datas de nascimento, assim como também o registro dos falecimentos.
Este material foi de suma importância para a atualização do banco de dados dos Veteranos e por conseguinte das fichas biográficas, afinal de contas é uma fonte primária pois as datas de nascimento foram escritas pelos próprios Veteranos. Tudo foi cuidadosamente registrado através da câmera do celular (Ah se eu soubesse que este material ia estar lá!) para que hoje eu pudesse conferir e atualizar os dados das fichas biográficas.
Outra novidade de ontem é que muito breve estaremos colocando na Loja Virtual quase todos os produtos do filme Senta a Pua! Inicialmente estaremos vendendo boné, camiseta, chaveiro e poster. Infelizmente o DVD, que é a grande vedete da linha de produtos, ainda encontra-se em falta, mas tão logo a BSB Cinema volte a produzir uma nova tiragem, estaremos também trabalhando com este produto.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Resumo de Novembro
Sentando a Pua! (http://www.sentandoapua.com.br)
- Visitantes: 6.517 (7.912)
- Páginas vistas: 48.030 (51.824)
- Visitantes: 1.689 (1.854)
- Páginas vistas: 11.602 (12.249)
- Visitantes: 529 (611)
- Páginas vistas: 2.744 (2.747)
- Visitantes: 267 (374)
- Páginas vistas: 1.270 (1.573)
- Visitantes: 59 (58)
- Páginas vistas: 86 (95)
Não deixe de ter o seu e-mail personalizado do Sentando a Pua! Alem da gratuidade, estamos fornecendo 5 Gigabytes de armazenamento e tecnologia Google. Clique aqui e preencha o formulário.
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
A História em Livros e DVD
Estes três materiais serão de suma importância para o enriquecimento do conteúdo do site. O primeiro por trazer mais detalhes sobre a vida do jovem Tenente Tormim, que apesar de ter morrido aos 22 anos durante vôo de treinamento, teve uma marcante passagem no 1º Grupo de Caça. O segundo por se tratar do relato do próprio Comandante do 1ºGrupo de Caça das operações desta unidade e seus bastidores. E o terceiro por trazer o depoimento deste adorável Veterano, que conta de forma singular, as emoções vividas por ele durante a 2ª Guerra Mundial.
Este programa tem uma história interessante, quase uma saga. Ele levou 2 anos e 8 meses para sair de São Paulo e chegar às minhas mãos. O primeiro DVD me foi mandado pelo Edgard Mello Filho por um portador para o Rio de Janeiro, este portador deixou o DVD na portaria do antigo DAC para que eu o pegasse lá. Chegando na portaria procurei pelo dito cujo e ele havia simplesmente desaparecido, ficamos eu e o portador com "cara de tacho". Depois foi a vez de tentar obter os programas com o próprio Cmte. Rocha, porém ele só tinha cópia em VHS e aí a conversão teria que ser feita por terceiros e acabou não acontecendo. Esta cópia que finalmente eu recebi, chegou por intermédio de um leitor do Sentando a Pua! que conhece o Cmte. Rocha e o Edgard Mello Filho. Estávamos conversando por telefone sobre o Grupo de Caça e especificamente sobre o Cmte. Rocha, quando eu comentei sobre o referido programa ele me disse que conhecia, e que tinha uma cópia em DVD. Ele prontamente se dispôs a fazer uma cópia e me entregar pessoalmente quando viesse ao Rio de Janeiro. Quis o destino que ele quando veio ao Rio de Janeiro nós não pudemos nos encontrar pessoalmente pois nossas agendas não coincidiram. Ele então deixou com um amigo em comum lá no MUSAL, que por sua vez entregou a um colaborador do Sentando a Pua! e, ufa!, hoje chegou até mim.
O próximo passo agora é pedir ao Edgard Mello Filho a autorização para veicular o programa dele na íntegra no site. Tenho certeza que todos aqueles que ainda não tiveram oportunidade de ver este programa, irão se emocionar com o depoimento do Cmte. Rocha. Aguardem cenas dos próximos capítulos...
terça-feira, 27 de novembro de 2007
Festa no MUSAL - 100 anos do vôo do Demoiselle
É muito bom ver pessoas de todas as idades, encantadas com o show aéreo. O público simplesmente foi ao delírio com as exibições de paraquedismo, as passagens dos caças A-1 e F-5EM, o belo show da Marta e do Pedrinho do Brazilian Wingwalkers, e para fechar com chave de ouro, a exibição da eterna Esquadrilha da Fumaça.
A fascinação que a aviação exerce nas pessoas é tanta que cerca de 15.000 pessoas saíram de suas casas neste dia de calor, para participar da Festa. Eu particularmente presenciei alguns momentos especiais: um deles foi o de um menininho de não mais que um ano olhando maravilhado a passagem dos aviões da Esquadrilha da Fumaça e que minutos antes havia se portado como um verdadeiro rapaz, ao sentar num assento ejetor e tirar uma foto personalizada com um crash-helmet no colo. Será que presenciei o nascimento de um futuro piloto? Outro momento interessante foi o de um pai que levou seu filho autista para tirar uma foto personalizada junto à cabine do Xavante. O menino, talvez entre 16 e 17 anos, refugou na primeira vez e o pai sai um tanto desolado, porém cinco minutos mais tarde o menino voltou, pegou o crash-helmet, botou debaixo do braço, e altaneiro perfilou-se ao lado da cabine do Xavante. Ele naquele instante era um verdadeiro piloto, e pai e filho saíram de lá satisfeitos. Coisas da aviação!
O fato triste do dia foi que a estrela da festa, o Demoiselle, teve que ficar no solo. As condições meteorológicas não estavam favoráveis, principalmente o vento que soprou forte da metade do dia em diante, embora o calor e o mormaço tenham castigado nós que trabalhamos na pista.
A próxima grande festa é o 64º aniversário do 1º Grupo de Caça, no dia 18 de dezembro. Espero poder estar presente e ter o prazer de rever os Veteranos da Camapnha da Itália. Até lá então!
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Resumo de Outubro
Sentando a Pua! (http://www.sentandoapua.com.br)
- Visitantes: 7.912 (6.961)
- Páginas vistas: 51.824 (47.013)
- Visitantes: 1.854 (1.632)
- Páginas vistas: 12.249 (11.173)
- Visitantes: 611 (609)
- Páginas vistas: 2.747 (2.904)
- Visitantes: 374 (272)
- Páginas vistas: 1.573 (1.351)
- Visitantes: 58 (47)
- Páginas vistas: 95 (71)
Não deixe de ter o seu e-mail personalizado do Sentando a Pua! Alem da gratuidade, estamos fornecendo 4 Gigabytes de armazenamento e tecnologia Google. Clique aqui e preencha o formulário.
sábado, 6 de outubro de 2007
Resumo de Setembro
Sentando a Pua!
- Visitantes: 6.961
- Páginas vistas: 47.013
- Visitantes: 1.632
- Páginas vistas: 11.173
- Visitantes: 609
- Páginas vistas: 2.904 (novo recorde)
- Visitantes: 272
- Páginas vistas: 1.351
- Visitantes: 47
- Páginas vistas: 71
Sentando a Pua! fazendo história
Neste mês de setembro aconteceram dois lançamentos de livros que contaram com a colaboração do Sentando a Pua!
O primeiro a ser lançado foi "O Brasil na Mira de Hitler" de Roberto Sander, que conta de maneira bastante clara e ágil o contexto político do Brasil no início da década de 40 tendo como pano de fundo o torpedeamento de nossos navios pelos submarinos italianos e principalmente alemães. Livro fácil e gostoso de ler.
O segundo livro chama-se "Cartas do Front" de Andrew Carrol. Este livro é uma versão em português que teve um capítulo exclusivamente dedicado às cartas de militares brasileiros durante a 2ª Guerra Mundial. Este livro é mais denso do que o anterior pois transcreve cartas de soldados que participaram de diversas guerras, e mostra o lado mais humano de uma guerra. São cartas cheias de emoção, muitas delas verdadeiros poemas, que muitas vezes chegaram ao seu destino depois do telegrama oficial dando aquele combatente como desaparecido.
Com este dois livros já chega a quatro o número de livros que colaboramos de alguma forma. Os outros dois são: "P-47 Thunderbolt no Brasil 1945-1957" e "Faixas Azuis".
E a colaboração não para por aí. Já colaboramos também com:
- um pesquisador histórico de uma empresa italiana de plastimodelo, que com nossa ajuda criou uma versão do Curtiss P-40 da FAB
- a montagem da Ópera do Danilo, encenada em abril de 2007 no Theatro Municipal do RJ
- um pesquisador italiano, que a partir dos dados sobre as missões pode concluir que um determinado bombardeio foi realizado pelo 1º GAvCa em 1945. Seu artigo foi publicado em um jornal da Itália e no site Sentando a Pua!
- um outro pesquisador italiano, que também usou os dados das missões para resgatar a história dos últimos momentos do Ten. Aurélio e escrever sob a ótica dos italianos e alemães. Seu artigo foi publicado em um jornal da Itália e no site Sentando a Pua!
domingo, 26 de agosto de 2007
Agregando serviços....
Para se cadastrar basta preencher o Formulário de Solicitação de Endereço Eletrônico
e aguardar o e-mail de confirmação.
sexta-feira, 17 de agosto de 2007
Relíquias do Canário
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
Tirando poeira da história
A outra novidade é que a Loja Virtual passou a trabalhar com os cartões de crédito AMEX e VISA, ampliando assim o leque de opções de pagamento e facilitando o Cliente na hora da compra. O interessante é que nas transações de crédito débito e transferência, a negociação da senha e das informações financeiras é feita diretamente com a instituição financeira sem passar pelo site, ou seja, o Sentado a Pua! não fica com qualquer dado dos cartões ou Banco do Cliente. As únicas informações que ficam no banco de dados da Loja são: o nome, o endereço de entrega e o detahamento do pedido do Cliente.
quarta-feira, 25 de julho de 2007
Três notícias
A notícia ruim é que perdemos mais um de nossos heróis. Faleceu no último dia 20 o Veterano Dilhermano de Amorim, aos 94 anos. Um Grande ADELPHI para ele!
E para finalizar, a notícia mais-ou-menos: a busca de mais dados do Veterano Bernardo Orav ficou empacada num detalhe. O cartório de Canoas (RS) só informa mais dados sobre ele caso alguém vá até lá pessoalmente. Como no momento não tenho como ir até lá, fico dependendo de algum visitante que more na região e queira colaborar indo até o cartório.
terça-feira, 17 de julho de 2007
Loja Virtual
A expectativa é que mais Clientes venham a comprar na loja devido às facilidades de meios de pagamento. O mais interessante neste serviço da F2B é que as transações eletrônicas de cartão de débito e transferência eletrônica, são feitas diretamente com a instituição financeira, ou seja, todos os dados confidenciais ficam restrito ao âmbito do Cliente e a instituição financeira, nenhum número ou código é passado para nós da Loja Virtual.
Ainda está em estudo a disponibilização da opção de Cartão de Crédito VISA e AMEX. O grande ofensor é que a compra apesar de ser imediatamente debitada na conta do Cliente, para o lojista o pagamento só ocorre depois de 35 dias. Como o pagamento aos fornecedores é imediato, há um hiato que enquanto não for resolvido inviabiliza a adoção deste método de pagamento.
Até agora o sistema da F2B tem se mostrado bastante confiável e a operação no site é bastante fácil e intuitiva. Os módulos de pagamento fornecidos por eles para integrar ao OsCommerce funcionam muito bem e foram fáceis de instalar e de configurar. Sendo assim eu o recomendo para outros Administradores que precisem de uma solução barata e confiável.
sábado, 30 de junho de 2007
Fichas biográficas
O único senão nesta história é que a base de dados que deu origem às fichas tem muitas inconsistências e a pior delas é que alguns Veteranos foram dados como mortos mas na verdade estão, felizmente, muito vivos! O importante é sempre tratar de corrigir a informação o mais rápido possível e manter no ar somente aquelas informações que a família acha pertinente.
As fichas ainda estão longe de estar completas, mas aos poucos vamos preenchendo as lacunas inclusive dando rosto àqueles Veteranos que não dispõe de foto ainda no site.
segunda-feira, 25 de junho de 2007
Na onda do apagão
Comprei o HD novo, liguei-o à maquina, chamei o programa de backup, e... cadê o backup dos arquivos do Sentando a Pua!? Descobri que o último backup era de julho de 2006, e sendo assim, vários arquivos que havia recebido nos últimos meses (fotos, documentos, textos, etc.) tinham desaparecido!
Fiz uma retrospectiva do que poderia ter acontecido e acabei matando a charada: em julho de 2006 o meu sistema operacional foi para o além e aí tive que instalar um novo, o Windows XP. O programa de backup que eu usava parou de funcionar depois que instalei o XP e tive que muda-lo também. Na hora de marcar os diretórios que deveriam ser copiados esqueci de marcar o do Sentando a Pua!. Assim, uma série de pequenos erros quase levaram à tragédia. Felizmente fui salvo por uma empresa de recuperação de dados em HD defeituosos que conseguiu recuperar tudo que eu havia perdido. Sem querer parecer que eu estou fazendo propaganda, gostaria de deixar aqui o depoimento de um cliente satisfeito pelo trabalho realizado pelo Planeta HD (http://www.planetahd.com.br) a um preço bastante acessível e com um atendimento personalizado.
Agora posso voltar ao trabalho na página, que em breve estará recebendo várias novidades. Para mim ficou a lição de que não basta apenas fazer backup diário, regularmente deve-se verificar a consistência e a abrangência dos dados "backupeados".
domingo, 3 de junho de 2007
A neta do Veterano
Porém, o destino quis que exatamente deste Veterano eu tivesse a foto do casamento dele realizado na Itália após o fim da guerra. Ele foi um dos vários pracinhas que se casou por lá e veio constituir família no Brasil.
Passei por e-mail para ela esta foto e ela me respondeu assim:
"...vc me fez a melhor surpresa de todos os tempo, chorei muito ao ver a foto, muito emocionada..."
Esta é a parte mais gratificante deste trabalho, estou agora imbuído de conseguir para ela os dados relativos ao falecimento do avô, e para isto precisarei fazer um trabalho de detetive nos cartórios de Canoas (RS). Então mãos à obra!
Inaugurando o Blog
Após este último almoço dos Veteranos percebi que faltava ao visitante do Sentando a Pua! saber um pouco mais sobre os bastidores do site e de como é prazeiroso mante-lo no ar.
No corpo principal do site não faz muito sentido manter um blog para contar o lado de cá da produção de um site como o Sentando a Pua!, e acho que deixar de faze-lo seria perder uma parte importante deste trabalho. Por isso cá estamos no Blogger dando início aos trabalhos!
No almoço deste mês tivemos três destaques relacionados ao site:
- Propiciamos o encontro de dois primos que vieram a se conhecer pelo site. O primeiro havia me contactado em 2005 pedindo para adicionar mais dados à ficha biográfica do seu avô e depois deste primeiro contato passou a frequentar regularmente os almoços mensais. O segundo entrou em contato há cerca de uns dois meses atrás procurando maiores informações sobre o seu tio-avô. Informei a ele que os dados que tinha eram aqueles que estavam na ficha biográfica mas que havia um neto do Veterano que poderia lhe dar maiores detalhes. Estava aí feita a conexão entre os dois primos que vieram a se conhecer pessoalmente no almoço de 01 JUN.
- A presença de um advogado de Taubaté (SP) que entrou em contato após comprar artigos na livraria virtual do site e comentou sobre sua admiração aos Veteranos do 1º Grupo de Caça. Ele comentou ainda que estaria vindo ao Rio de Janeiro para reuniões de negócios, e imediatamente eu o convidei para participar do almoço mensal. Ele coordenou sua agenda de negócios com o almoço e participou do evento. Saiu de lá maravilhado e ansioso para voltar mais vezes.
- O Brig. Rui Moreira Lima fez duas belas dedicatórias, para um rapaz de Santa Rita de Sapucaí (MG) e seu pai, no livro de sua autoria o Senta a Pua! O rapaz entrou em contato para pedir que fosse entregue ao Brig. Rui Moreira Lima uma carta e onde poderia encontrar o livro para comprar. A carta foi passada às mãos do brigadeiro e ele se emocionou muito com o que leu. Eu comprei dois livros para ele no INCAER (aliás eram os últimos exemplares do estoque, os dois outros restantes estavam na vitrine) e me encarreguei de conseguir a dedicatória.
Para terminar este blog inicial vou contar uma rápida passagem que aconteceu neste almoço. Um dos Veteranos chegou para mim com os olhos marejados e disse:
"Luis, recebi esta semana um telefonema de um amigo que disse ter encontrado na internet uma página falando de mim, com meus dados e até uma foto minha quando rapaz. Eu ainda não tinha visto pois não tenho computador em casa, pedi a minha neta que entrasse no site para ver como era e fiquei muito emocionado. Obrigado por este trabalho maravilhoso que você está fazendo em não deixar que nós e nossa história seja esquecida!"
Pessoal, isto não tem preço! Volto em breve com mais notícias.
PS: Dia 13 JUN 2007 haverá uma palestra proferida pelo Brig. Rui Moreira Lima sobre a participação do 1º Grupo de Caça na Itália. O evento ocorrerá em Niterói, no Auditório da Pós-graudção (5º andar) - Campus Gragoatá da UFF e terá iníco às 18:00 com a exibição do documentário "Senta a Pua!"